sábado, 28 de abril de 2018

S. Cristovão














Hoje estamos no Alentejo Central, no distrito de Évora, no concelho de Montemor-o-Novo para fazermos uma visita à Freguesia de São Cristovão. 
A meio caminho entre Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal, São Cristovão é uma aldeia no mar da planície a caminho das praias.
O nascimento desta aldeia tem a sua origem intimamente ligada a uma lenda, na qual atribuem a São Cristovão a graça da escolha do local da Igreja, pelo que o povo escolheu este Santo como seu Padroeiro e símbolo unificador da sua Fé.
O estreito Vale da Ribeira de São Cristovão alberga vários "monumentos" de arquitectura natural.
No limite do aglomerado encontra-se a Igreja de São Cristovão, construida no século XVI. No seu interior encontra-se uma curiosa escultura quinhentista do Santo Padroeiro.
A visita a São Cristovão continua com uma ida ao chamado "Calcanhar do Mundo" e ao conjunto megalítico do Tojal. O "Calcanhar do Mundo" trata-se de um grande Penedo no estreito e impressionante Vale da Ribeira de São Cristovão.
A fundação desta Paróquia deverá ser anterior a 1534. A antiga freguesia de São Cristovão, no Termo de Montemor-o-Novo, era Curado da apresentação do Arcebispo de Évora.
A sua actividade económica baseia-se na agricultura, pecuária, panificação e criação de gado.
São Cristovão é uma Aldeia Branca e acolhedora,s orrindo a cada visitante, património natural, aberto a quem o souber descobrir.
Sem dúvida que merece uma visita, em especial pelos amantes da gastronomia Alentejana.

Texto da autoria do nosso compadre José Pessoa.
Fotos retiradas da Internet e trabalhadas pelo nosso compadre José Pessoa.
Foto Aérea:  A Terceira Dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário