quarta-feira, 11 de abril de 2018

Vila Nova da Baronia (Alvito)









A povoação é muito antiga e existem vestígios que datam da época dos romanos, tal como a ponte romana situada a menos de 300 metros da vila. Teve o primeiro foral atribuído pelo provincial da ordem de Santa Trindade a 18 de Agosto de 1280 (II Maço de forais antigos n.º 2 e n.º 3). O novo foral foi-lhe atribuído por D. Manuel I em Lisboa a 20 de Novembro de 1516, conforme o que consta no Livro de Forais Novos do Alentejo (III 100 V, col. I).
Não há dúvida alguma que o povoamento do território desta freguesia ascende a épocas não apenas anteriores ao século XII, mas que remontam por certo a épocas anteriores à ocupação romana.
Foi elevado à categoria de concelho no mesmo ano de 1708, o qual foi extinto em 1836, passando para o actual concelho de Alvito. Existe como recordação dos 128 anos em que foi concelho, o Pelourinho, hoje colocado na praça da República e classificado de monumento nacional.
Outro dos monumentos de grande relevância é a Igreja Matriz, que historiadores dizem ter sido edificada no século XIII, mas que outros apontam a sua data de edificação para os séculos XVI e XVII. A sua planta é quadrangular e possui uma única abóbada de berço, bem como vários frescos de grande valor artístico. A ermida de Sant'Águeda (GC1JQJ6), a 1,5 km da vila, também tem no seu interior frescos de enorme valor artístico.
Vila Nova da Baronia é uma freguesia portuguesa do concelho de Alvito(GC3TQC1), situada no Baixo Alentejo, com 124,54 km² de área e 1245 habitantes (2011). Densidade: 10 hab/km². Situa-se a pouco menos de 150 km a sul da capital do país, Lisboa, e a cerca de 40 km da sede de distrito, Beja.
Foi vila e sede de concelho entre 1280 e 1836. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 704 habitantes.
É servida pela EN nº 356 e 383, que assegura as ligações às localidades limítrofes de Alvito, Viana do Alentejo, Torrão e Odivelas.
Texto retirado do site: https://www.geocaching.com/
Fotos retiradas da Net e do Site: https://www.leme.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário