segunda-feira, 30 de abril de 2018

XVIII Romaria a Cavalo ( By Ana Dores)

















A XVIII Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo teve lugar entre 25 e 29ABR e contou com centenas de participantes.
Estas fotos são da autoria da nossa comadre Ana Dores.

Iniciativa de uma comissão organizadora, a XVIII Romaria a Cavalo Moita>Viana do Alentejo>Moita foi promovida pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo, tendo como patrocinadores a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, a Hidrauviana, a Vangflor, os Cafés Delta e o jornal «Diário do Sul», contando ainda com o apoio da Diocese de Setúbal e da Arquidiocese de Évora, Juntas de Freguesia de Alcáçovas, de Viana do Alentejo, do Poceirão, da Landeira, de São Martinho/Casebres, de Nossa Senhora da Tourega e da de São Cristóvão.
Comparativamente ao ano anterior esta Romaria a Cavalo, registou uma maior participação de romeiros num percurso de cerca de 150 quilómetros pela antiga Canada Real.
Para receber os muitos visitantes a Câmara Municipal de Viana do Alentejo preparou um programa cultural, que incluiu animação de rua em vários locais da vila com a música e o artesanato em destaque, particularmente a arte chocalheira e a olaria com demonstrações ao vivo. Na Tenda Tradições, instalada junto ao Santuário de d’Aires, subiu ao palco a Classe de Dança da Associação Equestre de Viana do Alentejo, numa noite de grande animação.
Em Alcáçovas esteve patente a habitual animação musical promovida pela Junta de Freguesia local.
Dos festejos destacou-se a procissão em honra de Nossa Senhora d’Aires pelas ruas da vila e que ligou a Igreja Matriz ao Santuário, seguida de missa campal.
Naquele mesmo espaço do Santuário, esteve em palco o Grupo 4 Cantos, seguido de cante alentejano com o Grupo Coral Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral “Os Trabalhadores” de Alcáçovas, o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, o Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, o Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas e o Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo. O espetáculo de encerramento da Romaria a Cavalo esteve a cargo do Grupo de Cante Alentejano Malha Vacas.
Texto copiado do grupo do Facebook: 
( Viana do Alentejo e o seu Concelho )
Foto: C.M. Viana do Alentejo

Sem comentários:

Enviar um comentário