sexta-feira, 21 de setembro de 2018

De Vila Nova de Milfontes ao Cabo Sardão


Passeio pedestre V. N. MILFONTES :: CABO SARDÃO (Rota Vicentina)

Integrado no Plano de Atividades para 2018, a Associação Evion com o apoio logístico do Município de Alcácer do Sal realizará no próximo dia 29 de Setembro um passeio pedestre pela Rota Vicentina, percorrendo o troço V. N. MILFONTES :: CABO SARDÃO. 
24 KM de pura emoção...

Neste dia vai lavar a alma com vistas deslumbrantes sobre Vila Nova de Milfontes, o rio Mira (que aqui tem o seu encontro com o Atlântico), as falésias altas e escarpadas e o farol do Cabo Sardão no Cavaleiro.

A passagem da ponte sobre o rio, em Vila Nova de Milfontes, permite contemplar a foz, a vila e as encostas cobertas de matos mediterrânicos. Estes produzem abundantes bagas, que atraem pássaros e pequenos mamíferos. Na maré vazia, contemple os sapais, nas curvas do rio, parcialmente emersos e cobertos de juncos, que funcionam como maternidades de peixes.

As falésias altas e escarpadas em partes deste troço, apesar de expostas ao vento salgado e teimoso do mar, são local de nidificação de mais de 20 espécies de aves! É o caso da gralha de nuca cinzenta, do corvo-marinho de crista, do peneireiro, do falcão peregrino, do pombo das rochas, da cegonha branca (único local no mundo onde a cegonha faz ninho nos palheirões) e do rabirruivo preto. O falcão peregrino é o animal mais rápido do mundo. O seu voo picado chega a atingir 300 km/h!

Antes da entrada no pinhal e da chegada ao Cavaleiro, areias e arenitos de tons fortes e quentes, são sinais de épocas de clima tropical. Os seus tons avermelhados resultam da acumulação de óxidos de ferro.

O farol do Cabo Sardão, vale mesmo a pena. Este farol tem uma característica única: está construído ao contrário de todos os outros, ou seja, com a porta de entrada virada para o mar e o farol voltado para terra!

Grau de dificuldade: Médio

Inclui transporte de Alcácer do Sal até ao local de início da atividade (pelas 7:15 no estacionamento da margem sul) e regresso pelas 18:30

Pedido de Informações e Inscrições através do endereço de e-mail: evion.dp@gmail.com

| Inscrições Limitadas |

Preço:
Sócios com quotas em dia ou plano de pagamento – 5€ 
Público e sócios sem quotas em dia – 12€

Associação EVION - RNAAT nº429/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário