quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Capela de S. Pedro ( Santiago do Cacém )



Capela de S. Pedro
Santiago do Cacém
Praticamente todos os autores situam a construção desta capela no século XVI, em ano desconhecido, sendo certo que a capela ainda não deveria existir cerca de 1517/18, pois não é referida na visitação que Francisco Barradas, comendador de Mouguelas e chanceler da Ordem de Santiago e Espada e Mendo Afonso, deão do mestre D. Jorge, realizaram a Santiago nesses anos.
Este pequeno templo foi, ao longo dos séculos, vítima dos vários sismos que afetaram Santiago do Cacém: 1755, 1858, 1969; tendo ainda sido alvo de um atentado anarquista e anticlerical em 1895, no mesmo ano que a Igreja Matriz e a Misericórdia.
Descrição:
Pequena ermida implantada no “meio” da encosta, isolada, dominando o final do Passeio das Romeirinhas. A sua implantação na paisagem é uma imagem de marca de Santiago do Cacém. Este templo tem uma só nave, rematada pela capela-mor coroada por uma cúpula; mas a sua faceta mais interessante e pública é a antiga galilé, hoje descoberta, que antecede a porta da ermida. Trata-se de um pátio calcetado, rodeado por bancos de alvenaria cobertos por tijoleira, encerrado por dois pares de arcos de volta perfeita apoiados em gigantes ou contrafortes, nos alçados norte e sul; neste último alçado sobrepõe-se um campanário recortado. O acesso faz-se pelo alçado leste, através de um único arco com moldura pintada em azul e também de volta perfeita.
A fachada da ermida propriamente dita é muito singela, mostrando, no entanto, um portal retangular em cantaria e um pequeno oculo redondo, sendo encimada por uma cruz em ferro forjado.

Texto e fotos copiados.
Agradecimento : José Esteves, https://www.facebook.com/groups/631786587160494/

Sem comentários:

Enviar um comentário