quarta-feira, 24 de outubro de 2018

O que é a fotografia ?











O que é fotografia?
"Uma foto não é apenas um pedaço de papel: É ter no papel, nos pixels da tela, aquele “pedaço de vida” guardado, como diriam os bons marqueteiros: ter o momento eternizado.
Como pode um pedaço de papel (como diriam alguns) com retratos de pessoas que estão ou já estiveram na nossa vida, despertar sentimentos tão extremos, desde fortes alegrias e lembranças felizes até os piores, como a raiva, a dor??? Deve haver uma explicação.
Dum ponto de vista sociológico, essa forte ligação que temos com as imagens, principalmente a fotografia, nos dias de hoje, deve-se ao fato de nós humanos ainda termos dificuldades em lidar com a morte e assim, ao perceber que esse fato traumático era algo inevitável, o homem simplesmente tentou atenuar essa situação: fazer uma imagem do inominável, ou seja, um duplo do morto para mantê-lo vivo. – inicialmente esculpida; posteriormente, pintada e atualmente fotografada ou filmada.
É como se imagem estivesse aí para preencher uma carência, já que representar é tornar presente o ausente. Portanto, não é somente evocar, mas substituir. Conforme explica Regis Debray em seu livro “Vida e Morte da Imagem”.
Fotografia não é apenas um pedaço de papel, e sim um pedaço de papel que guarda um pedaço de vida."
Mas a fotografia, não é só a eternização do humano (retrato) ou da natureza, é também uma nova técnica da pintura; a imagem digital cria novas formas de representação e expressão visual.
O que às vezes para o fotografo passa a ser apenas mais um registro, mais um arquivo para a colecção de tantos, ou até a aparente repetição de um habito/oficio; para outras pessoas pode significar muito mais. É tornar presente o passado, é descobrir uma nova dimensão uma beleza mais completa da beleza natural que a Natureza nos oferece.
Mas mesmo para o fotografo, no momento do registo, todas as discussões e técnicas fotográficas se tornam irrelevantes, não importa a câmara, a abertura e tudo mais, o importante é ter o momento registado. Ter no papel, nos pixels da tela, aquele “pedaço de vida” guardado, como diriam os bons ténicos de marketing.: ter o momento eternizado.
Fonte: Wikipédia (arranjo)

Arranjo feito pela nossa comadre Ana Maria Saraiva.
Fotos retiradas da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário