segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Igreja Paroquial de S. Sebastião (Vale de Vargo, Serpa)






Igreja Paroquial de S. Sebastião
Vale de Vargo - Serpa
A igreja paroquial de S. Sebastião é o mais interessante monumento desta localidade. De características populares, constituída por volumes diferenciados, de grande austeridade e solidez, está erguida numa pequena elevação e a sua construção remonta aos finais do século XVI, tendo sofrido desde a sua origem diversas reconstruções. É de destacar o pórtico, de características góticas, e a capela-mor, de abóbada. Alguns elementos do seu interior, como diversas pedras dispersas, são da Idade Média e foram utilizadas na última fase da igreja.
Este templo terá substituído um outro ali existente em época anterior (visigótica), e cujos vestígios ainda hoje se podem observar, nomeadamente uma pedra, que durante séculos se manteve ignorada por estar a servir de degrau e que após estudos efetuados se veio a concluir que era trabalhada com características da arte visigótica.
Além da igreja matriz, saliente-se do património edificado desta terra, restos do que se pensa ter sido uma antiga habitação senhorial medieval. Trata-se de uma fachada daquela época (século XIV), existente nas traseiras da Casa do Povo, que conserva uma porta ogival, no entanto já nada existe da casa original.
Imagens retiradas da Internet, autores desconhecidos.
Agradecimento especial ao nosso compadre José Esteves, que compilou fotos e texto para este blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário