terça-feira, 23 de outubro de 2018

Convento dos Monges de Monfurado














O Convento dos Monges de Monfurado encontra-se totalmente em ruínas e por razões de segurança, desaconselhamos a visita. Além disso, está situado em propriedade privada e o acesso é limitado, dependendo da autorização do proprietário.

Foi edificado no séc. XVIII , por monges anacoretas, que através do sofrimento, penitência, oração, meditação e abstinência, expiavam os seus pecados e evoluíam espiritualmente. Estes monges habitaram primeiramente as cavernas da Serra de Monfurado, onde se isolavam do mundo e dos pecados que os tentavam. 
Foi Baltasar da Encarnação, um monge que pelo exemplo da sua conduta conquistou fama e merecida simpatia em todo o Alentejo. Pelas obras de caridade e ensinamentos às populações, tal como a espartana vida que caracterizava este grupo de homens santos, que a sua veneração foi crescendo, granjeando o afecto e generosidade da parte de outros crentes.
O convento de Monfurado, é o resultado de um hercúleo esforço humano e de uma fé inabalável, onde está patente em toda a sua grandiosa estrutura a índole destes monges. Ao contrário de outras ordens religiosas, todos os indícios de riqueza ou opulência foram suprimidos em favor de uma austeridade material que facilmente se entende pela  simplicidade da sua traça e pela falta de elementos decorativos que estes espaços de devoção nunca prescindiram. 
A sua curta história foi marcada pelo terramoto de 1755 que o danificou profundamente e logo após o seu restauro foi vitimado pelo decreto de 1834 que extinguiu as ordens religiosas, ditando assim a sua sorte. Ainda se manteve aberto ao culto até ao início do séc. XX e as habitações que o rodeiam estiveram a uso até aos anos oitenta dessa centúria.

Texto: excertos copiados do blogue: http://ruinarte.blogspot.com/
Fotos da autoria do nosso compadre Luís Lobato de Faria ( Monte da Fonte Santa, Alandroal )

Sem comentários:

Enviar um comentário