terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Chaminés Alentejanas




As casas brancas térreas são a imagem de marca do Alentejo. Casas em montes isolados ou aldeias, de paredes grossas de taipa ou adobe reforçadas por gigantes ou gatos. Casas de cantos boleados de tanta vez que foram lavadas de branco, com o azul da barra protegendo balcão, janelas e portas, de espectaculares chaminés.
   As chaminés no Alentejo são verdadeiras obras de arte. A chaminé alentejana é o centro da casa, o local de reunião da família, onde se cozinha, come e contam histórias. O resto da casa desenvolve-se em volta da chaminé, por vezes só mais uma divisão. Quando se construía uma nova casa era importante saber quantos dias de chaminé se encomendavam ao construtor.
   As chaminés alentejanas são um Património único no Mundo. Não encontramos semelhanças com a chaminés algarvias nem com as chaminés do Norte de África. As chaminés alentejanas começaram a ser apelidadas de Mouriscas cristalizando uma origem para a qual não encontramos paralelos. As chaminés do Alentejo são únicas na forma, no papel que têm no quotidiano e na decoração que vamos abordar. Não estão estudadas, não têm qualquer protecção legal e infelizmente a maior parte delas está em avançado estado de degradação.

Texto: Luis Lobato de Faria ( Monte da Fonte Santa, Alandroal )
https://alentejoinportugal.blogspot.com/2017/03/chamines-e-simbolos.html
Fotos: Monte de Entre Matas, Alcáçovas


Sem comentários:

Enviar um comentário