sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Percurso pedestre da Lagoa da Sancha


O Percurso Pedestre da Lagoa da Sancha foi inaugurado no dia 12 de janeiro. Vai proporcionar ao público um contacto muito rico com a natureza e a fruição de paisagens de grande beleza.


O percurso inicia-se junto ao Barranco dos Bêbedos e prossegue transpondo a duna da margem Este da lagoa, atravessando a charneca com os seus matos, em que predominam as urzes, os tojos e o marcetão.
O percurso de regresso atravessa áreas de pinhal e dá também a oportunidade de subir ao ponto mais alto da área, onde é possível observar o enquadramento paisagístico, com o oceano, as dunas e as cidades (Santiago do Cacém e Sines) próximas.
Para aceder ao percurso deve ser utilizado o parque de estacionamento que se encontra na via alternativa, do lado nascente da via rápida que liga Sines a Santo André, junto à passagem superior para peões que existe na zona da Sancha.
A Lagoa da Sancha é um corpo lagunar de cerca de 15 hectares instalado numa depressão interdunar do complexo dunar da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.
Toda a envolvente próxima da lagoa tem um forte caráter natural, sendo difícil encontrar vestígios de atividades humanas. Os habitats naturais predominantes são as dunas móveis, mais próximas da praia, e as dunas fixas e estabilizadas, mais para o interior.
Nestas encontramos as charnecas, dominadas por matos, e os pinhais dunares. No espaço lagunar dominam os caniçais e salgueirais.
Em todos estes habitats encontramos vários endemismos (espécies com distribuição restrita) como o tojo-chamusco (Stauracanthus spectabilis), o tomilho (Thymus camphoratus), o craveiro-das-areias (Armeria rouyana) ou o marcetão (Santolina impressa), espécie dominante que, no início do verão, torna o amarelo da sua floração a cor predominante na paisagem.
O percurso tem uma extensão de 3,6 km e o grau de dificuldade médio. Está marcado no terreno por pequenos totens locais tendo alguns deles informação relativamente à distância a percorrer, no topo, e à distância percorrida, em baixo.
A instalação do Percurso Pedestre foi coordenada pelo Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo/Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. A aquisição e montagem de parte do equipamento foram financiadas pela associação COMSINES –  Conselho das Comunidades de Sines, tendo a Câmara Municipal de Sines colaborado na montagem de algumas estruturas.
O investimento assegurado pela COMSINES foi de 9 272,77 euros, aplicados diretamente no equipamento instalado no percurso pedestre. O DCNF do Alentejo e a Câmara Municipal de Sines investiram com trabalho dos seus funcionários, quer na conceção dos conteúdos informativos (DCNF –ALT) quer na intervenção no terreno (DCNF-ALT e CMS).
Fonte: Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo/Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha / CMS
Texto: Armando Saldanha, https://anoticia.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário