segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Relógios de Sol










Adoro relógios de sol! Espantosos! Aparentemente simples e até rude e de uma utilidade imensa!
Relógios à antiga, feitos de pedra e aço, funcionam com energia solar...


O que é um relógio de Sol?
Um relógio de Sol é um instrumento que determina a hora do dia através da sombra de um objeto (gnómon) feita pelo Sol. O relógio de Sol mostra o tempo solar verdadeiro, também chamado hora solar aparente. Num sentido mais amplo, um relógio de Sol é qualquer dispositivo que use a altura ou o azimute do Sol (ou ambos) para mostrar a hora. Além da sua função de contagem de tempo, os relógios de Sol têm também interesse como objetos decorativos e de estudo matemático.
Encontrará explicações passo a passo de como construir um relógio de Sol no sítio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default/files/fcul/Os%20relogios%20de%20Sol%20e%20a%20Matematica.pdf

Fotos: Luís Lobato de Faria ( Monte da Fonte Santa, Alandroal )

6 comentários:

  1. Boa tarde!
    Descobri o seu blog através de uma pesquisa no Google por relógios de sol no Alentejo e fiquei encantada com tantas outras coisas que li aqui e que desconhecia.
    Mas voltando aos relógios de sol, gostamos muito de os fotografar e acaba por ser uma forma de conhecer alguns sítios por onde nunca passaríamos. Temos identificados alguns no Alentejo, nomeadamente em Évora, Estremoz e Vila Viçosa que vamos fotografar numa escapada na próxima semana, mas ficamos curiosos em saber onde são os que apresenta neste post. Poderemos saber? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Olá Gambozina... Estes relógios são situados na área de Alandroal...

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada! Vou tentar investigar para os fotografar.

    ResponderEliminar
  4. O nosso guia local para essa área é o Luis Lobato de Faria, procure na página do facebook: Monte da Fonte Santa, Alandroal.

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, sou uma apaixonada por relógios de Sol e gostaria de fotografar os que aqui vêm mencionados. Já procurei em todos os lugares indicados e não consigo encontrar nada. Será que me podem dar mais alguma pista? Muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes Relógios de Sol estão situados na área do Alandroal. Contate o guia local Luís Lobato de Faria para mais informações... Ele tem Facebook...

      Eliminar