segunda-feira, 8 de abril de 2019

Capela de S. Gabriel ( Marconi, Vendas Novas )






Capela de São Gabriel ou Marconi
Vendas Novas
A “Capela de São Gabriel”, também conhecida por “Capela Marconi” por ter sido construída, em 1951, para uso dos trabalhadores da estação receptora da “Companhia Portuguesa Rádio Marconi” ali instalada, foi projectada pelo arquitecto António Segurado, na lugar de Marconi no concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora.
O nome do lugar tem origem no facto de aqui estar instalada uma estação receptora de rádio, da antiga “Companhia Portuguesa Rádio Marconi”, actualmente propriedade da “PT- Portugal Telecom” . 
Hoje em dia, esta estrutura encontra-se desactivada.
Esta capela é um dos exemplos mais importantes da arquitectura modernista em Portugal, e considerada como obra de referência no conjunto da obra do arquitecto Jorge Segurado, também autor, entre outros projectos, do edificio da “Casa da Moeda” no bairro do Arco do Cego, em Lisboa.
O vitral “Anunciação”, - em que o anjo, retratado na sua função de revelador dos planos divinos, de mediador do Saber, de ponte entre Céu e Terra, é alter-ego de Eros-Psique - foi da autoria de Almada Negreiros que colaborou com o arquitecto Jorge Segurado em diversos projectos . A “Gare Marítima do Cais da Rocha de Conde d’Óbidos” é outro exemplo desta colaboração.
Fotos Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
Trabalho compilado pelo nosso compadre José Esteves.

Sem comentários:

Enviar um comentário