sexta-feira, 25 de abril de 2014

O 25 de Abril e o Monte do Sobral...



Na estrada que liga a pequena vila de Alcáçovas a Viana do Alentejo, bem no coração do Alentejo, surge-nos o encantador Monte do Sobral.
O Monte do Sobral é um típico monte alentejano, actualmente com cerca de 4ha, mas que em tempos encabeçou uma propriedade agrícola com cerca de 2.000ha.
Os vários edifícios, hoje dedicados á actividade turistica, resultam da recuperação das antigas casas e assento de lavoura que em tempos davam apoio à extensa actividade agrícola da Herdade do Sobral.
A decoração é rústica e típica da região, recorrendo a elementos decorativos e materiais tradicionais, mas sem descurar o conforto dos dias de hoje. Todos os alojamentos do Monte Sobral são independentes, e estão equipados com lareira.
Uma piscina, coberta e aquecida, uma sala de jogos, com snooker, matraquilhos e ténis de mesa, e um parque infantil fazem as delícias de miúdos e graúdos. Existe ainda um campo de badmington e um picadeiro descoberto bem como várias actividades complementares como: campo de tiro aos pratos e com arco e flecha, cavalos para passeios no campo e kayak ou canoas para passeios na barragem e refeições mediante solicitação.
O Monte do Sobral está também ligado à história recente de Portugal, pois aqui se realizou, em 9 de Setembro de 1973, a 1ª reunião do movimento de capitães que viria a dar origem ao 25 de Abril de 1974.
A curta distância de Évora, cidade património da Humanidade, Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Alvito, Portel, entre outras, o Monte do Sobral é um convite à descoberta do Alentejo profundo.

A Associação dos Amigos de Alcáçovas, através do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails vai organizar no próximo dia 10MAI uma caminhada circular gratuita de Alcáçovas até ao Monte do Sobral, percorrendo parte da antiga Canada Real, a rota da Transumância que ligava Alcáçovas a Viana do Alentejo.

Fotos gentilmente cedidas pelo nosso compadre José Manuel Costa e pela comadre Paula Amado.
Cartaz da autoria do compadre Samuel Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário