sábado, 23 de agosto de 2014

Comadre Cegonha





As Cegonhas-brancas são aves aquáticas altas, de pescoço comprido, pernas longas e bico afilado vermelhos. A plumagem branca da cabeça, do pescoço e do corpo contrastam com as penas pretas das asas pontuadas por brilhos de cor púrpura e verde. Uma pequena mancha de pele preta e sem penas rodeia os olhos castanhos. Os dois sexos têm aparência semelhante, sendo os machos ligeiramente maiores.
É fácil reconhecer o som emitido pelas cegonhas – a sua característica forma de bater o bico, soa como o bater de dois paus grossos. É muito comum ver uma Cegonha-branca no seu ninho, mas também pode ser avistada em prados húmidos e campos agrícolas recentemente ceifados, onde procuram por alimento. Os ninhos de Cegonha-branca são muito grandes e construídos em locais altos com boa visão para a área circundante.
Como distinguir os juvenis dos adultos?Os juvenis têm bico cinzento e patas de um vermelho menos acentuado. São também mais acinzentados do que os seus pais, tipicamente brancos.
O que comem?As Cegonhas-brancas alimentam-se de roedores, minhocas, lagartas e todo o tipo de pequenos répteis e anfíbios.
Os ninhos das cegonhasAs cegonhas têm vindo a construir os seus ninhos em estruturas edificadas pelo Homem desde a Idade Média. Podem ser vistos em telhados, torres, chaminés, postes telefónicos, paredes, palheiros e torres de nidificação especialmente construídas para o efeito. As Cegonhas-brancas nidificam todos os anos no mesmo local, ou muito próximo deste. Os juvenis tentam sempre regressar aos mesmos locais onde nasceram – existem ninhos que são usados continuamente há séculos!
Por onde andam?Na maior parte dos países da Europa, podem ver-se cegonhas desde Março até ao final de Agosto, sendo o Inverno passado em África. Em Portugal esta espécie começa a chegar em Janeiro, iniciando a reprodução em Março. Alguns indivíduos permanecem no país durante o Inverno também.
A população de Cegonhas-brancas na EuropaNo último século, a população de Cegonhas-brancas na Europa tornou-se menor. A razão para tal é provavelmente uma combinação entre as alterações climáticas e a perda de habitats de zonas húmidas. Em Portugal a população de Cegonhas-brancas aumentou nos últimos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário