terça-feira, 5 de agosto de 2014

Fauna Alentejana (By Ricardo Lourenço)







O nosso compadre Ricardo Lourenço, fotógrafo especializado em vida animal do Alentejo, teve honras de primeira página na Revista National Geographic Magazine, com o seu trabalho sobre florescência dos Escorpiões. (MAI14).
Neste momento, desenvolve o projecto "Alentejo Selvagem" que consiste na promoção e valorização do património natural do Alentejo, utilizando a fotografia como veículo. Com os seus trabalhos espera ajudar para o crescimento desta atividade no nosso país, e sensibilizar para a conservação de espécies e espaços ameaçados.
Aproveitamos a oportunidade para o felicitar pessoalmente e publicar algumas das suas magnificas fotos da nossa fauna.

"-Desde muito pequeno que tenho um fascínio pela natureza e pelos seus maravilhosos “mistérios”. Lembro-me vagamente, de passar noites a folhear enciclopédias temáticas, que os meus pais coleccionavam, tentando relacionar os fenómenos do planeta captando, aqui e ali, curiosidades sobre o mundo natural.
     Mais tarde, na minha adolescência, encontrei na revista Nationa Geographic uma fonte de conhecimentos tão absolutamente cativante que me “prendi” à revista. Desde então, colecciono religiosamente cada revista, lutando para que mantenham o seu espaço numa casa já bastante preenchida. 
     Quando comecei a fotografar natureza, comecei a olhar mais atentamente cada imagem e cada história da revista, bem como a sua relação. Nesse sentido, fui aprendendo e crescendo como fotógrafo, tentando cada vez mais arrolar histórias ou ilustrar fenómenos com os meus trabalhos. Há poucos meses, surgiu a possibilidade de ilustrar um desses fenómenos – o da fluorescência dos escorpiões - na National Geographic Portugal. Aceitei o desafio com muito orgulho e é uma honra apresentar-vos o resultado na edição de maio que acaba de ser lançada para as bancas. À revista e a todos aqueles que me ajudaram a atingir este objetivo, o meu muito obrigado "  - Ricardo Lourenço.

Sem comentários:

Enviar um comentário