sábado, 22 de outubro de 2016

"Com Militar Engenho e Subtil Arte"











No dia 21 de Outubro de 2016, a Base Aérea nº 11 (Beja) comemorou mais um aniversário.
Já lá vão 52 anos que a Força Aérea Portuguesa mantém uma presença ininterrupta nos céus do Sul de Portugal, vigiando e protegendo uma enorme extensão de território terrestre, aéreo e marítimo.


A Base Aérea N.º 11 - BA11 situa-se nas proximidades da cidade de Beja, tendo sido criada em 1964 pela Portaria n.º 20856 de 21 de outubro, data que passou a ser considerada como o "Dia da Unidade".
A Base ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã.
Igualmente pertencente à Base e sob administração direta do Comando, mas integrada na urbanização da parte Sudoeste da Cidade de Beja, está implantada uma zona residencial composta de arruamentos, parques, zonas verdes e 330 habitações, complementadas por outras instalações de apoio social.
A constituição do Comando da Unidade e respetivos serviços teve lugar em 1967, mantendo-se no entanto a construção das infraestruturas que vieram a terminar em 1968. A Unidade começou a ser utilizada pela Força Aérea Alemã a partir de 1970, ano em que os aviões F-104 iniciaram a atividade operacional na Base, constituindo um Grupo de duas esquadras, que acabaram por ser retiradas para a Alemanha em 1973, devido a alterações no seu dispositivo militar.
A partir daí, a BA11 funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares quer da Força Aérea Portuguesa quer da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais da Lufthansa e TAP, para voos de treino. A assinatura do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, em 16 de agosto de 1979, deu origem a um desenvolvimento significativo da atividade aérea, com a instalação de uma Esquadra de aviões Alpha-Jet, da Força Aérea Alemã, para cumprimento de missões de treino operacional, incluindo tiro no Campo de Tiro em Alcochete.
Em 1987 a Esquadra 103, da BA5 (Monte Real), foi transferida para a BA11 dando início a uma nova fase da vida desta Unidade, com aeronaves nacionais estacionadas em permanência, e que seria enriquecida em 1993 com a atribuição de mais três unidades aéreas, nomeadamente, a Esquadra 101, equipada com aeronaves EPSILON, a Esquadra 301, que operava os ALPHA-JET e a Esquadra 552, que opera os helicópteros ALOUETTE III.
Em 1993, a não renovação do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da Base, determinou o fim da atividade da Força Aérea Alemã.
Em 2005, a Esquadra 301 foi transferida para a BA5, passando a operar a aeronave F16.
Em 2008, a Esquadra 601 foi transferida da BA6  (Montijo) para a BA11. Esta Esquadra encontra-se equipada com aviões Lockheed P-3C CUP+ e tem como missão executar operações em ambiente marítimo.
Em 2009, a Esquadra 101 foi transferida para a BA1, em Sintra.
Além das Unidades Aéreas sediadas em permanência e já referidas, a Base é utilizada por diversos tipos de meios aéreos, quer da FAP, quer de outras Forças Aéreas estrangeiras para fins de treino e exercícios, beneficiando das excelentes características das infraestruturas aeronáuticas existentes.
Em maio de 2007, a BA11 foi agraciada com a Medalha de Honra do Município, atribuída pela Câmara Municipal de Beja, por se ter destacado por serviços distintos e altamente meritórios prestados ao Município e cujo nome está intrinsecamente ligado a Beja.

Texto copiado do site www.emfa.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário