sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Almoço dos Ganhões






Pelo 5º ano consecutivo organizou-se no principio de Setembro deste ano, um almoço dos Ganhões em Aguiar, Viana do Alentejo.
Trata-se da recriação de uma tradição em que os trabalhadores rurais levavam a sua panela de barro e era contratada uma pessoa que ficava durante a manhã a cozinhar, em lume de chão, as panelas para que estivesse tudo pronto e delicioso à hora de almoço.
Muitos dos habitantes da região ainda têm as panelas e levam-nas logo de manhã, pelas 09:00, com os melhores ingredientes para serem cozi.nhados.
Para quem, como eu, viveu toda a vida no mundo da comida pré-fabricada e do "tupperware" e do "pirex" e do frigorífico, a organização fornece o almoço confeccionado desde manhã em panelas de barro. O almoço é uma delícia pois os ingredientes vão sendo cozidos lentamente, durante toda a manhã, ficando com um sabor único.

Texto da autoria do nosso compadre e amigo João Miguel Gaspar.
Fotos gentilmente cedidas pela nossa comadre e amiga Rosinda Louro.

1 comentário:

  1. dá-me água à boca só de olhar este almoço tão tradicional e com um gostinho campestre,com todo o fruto obtido dos campos através do arroteamento das terras e do duro labor quer seja das ceifas,das colheitas,das vindimas e das carnes do armento,das hortas,da natureza enfim de tudo oque é bom e nos faz bem e felizes.!

    ResponderEliminar