terça-feira, 11 de outubro de 2016

Monsaraz









Ao chegar a Monsaraz deparamo-nos com o seu magnífico conjunto arquitetónico protegido pela muralha medieval construída nos reinados de D. Afonso III e de D. Dinis.
Esta muralha abraça vários monumentos, entre os quais a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago e todo o casario.
Este último, construído ao longo dos séculos, foi recebendo as gentes que viram na pequena vila mas majestosa fortaleza um refúgio para aperfeiçoar técnicas ancestrais, ligadas, tanto à agricultura, como às tradições artesanais de origem árabe, que fazem a delícia dos olhares de quem passa e se rende à sua genuinidade.
Para os que se aventuram à descoberta de ruas estreitas, cantos e recantos soalheiros ou de pontos altos como o Campanário e a Torre das Feiticeiras, uma das cinco torres deste monumento militar, é certa a sensação de deslumbramento e surpresa causada pela magnífica e tradicional paisagem agora enriquecida pela beleza do Grande Lago Alqueva.
A monumentalidade desta fortaleza e a paisagem que a envolve fazem de Monsaraz um palco de excelência para todo o tipo de manifestações artísticas e culturais.
Quem visita esta histórica Vila Medieval pode, não só apreciar todo o património monumental e paisagístico, como também as exposições das mais variadas formas de arte que estão expostas permanentemente em vários edifícios históricos desta vila, bem como disfrutar de uma programação cultural de grande qualidade ao longo de todo o ano.
Monsaraz assume-se assim como um autêntico Museu Aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário