quarta-feira, 23 de maio de 2018

Alter Pedroso (Alter do Chão)


















Hoje estamos no Alto Alentejo, no distrito de Portalegre, no concelho e freguesia de Alter do Chão para fazermos uma visita à Aldeia de Alter Pedroso.
É uma localidade da freguesia e concelho de Alter do Chão que se situa a 400 mt de altura e de onde se tem uma vista fabulosa sobre a fantástica paisagem Alentejana envolvente, onde a paz de espírito continua a imperar.
O seu belo casario alvo de faixa colorida, os diversos vestígios megalíticos e patrimoniais da região, o que resta do antigo Castelo da vila, as ruínas da Capela de S. Bento e os fantásticos panoramas que daqui se avistam fornecem bons motivos para conhecer a pacífica Aldeia de Alter Pedroso.
Pensa-se que a origem da própria vila de Alter do Chão poderá ser atribuída a um povoado Romano a partir de um aglomerado da idade do ferro em Alter Pedroso.
Foi vila e sede de concelho até ao início do Liberalismo e era constituído apenas pela freguesia da sede.Aquando da sua extinção foi incorporado no também entretanto suprimido concelho de Cabeço de Vide.
A freguesia foi também extinta no final do século XIX e anexada à freguesia de Alter do Chão. O Castelo de Alter Pedroso constituiu-se num importante elo com outros Castelos na linha defensiva do Alentejo, entre eles o Castelo de Alter do Chão.
A construção do Castelo de Alter Pedroso remonta ao século XIII, tendo sido doado por D. Afonso III de Portugal (1248-1279) aos Cavaleiros da Ordem de Avis. 
Foi reconstruído por ordem de D. Dinis(1279-1325). À época da Guerra da Restauração da Independência Portuguesa, foi surpreendido,em 1662, pelas forças Espanholas sob o comando de D. João de Áustria. Praticamente desguarnecido, caiu e foi destruído, transformando-se em ruínas. Da primitiva estrutura só resta um Portal no estilo Gótico, partes da muralha em ruínas e a porta da Capela de S. Bento no interior.
Estes vestígios foram classificados de Interesse Público em 29 de Setembro de 1977.
Alter Pedroso tem por Orago Nossa Senhora das Neves.
Um lugar paradisíaco para visitar.

Texto da autoria do nosso compadre José Pessoa.
Imagens e fotos copiadas da Internet e trabalhadas pelo nosso compadre José Pessoa.
Foto Aérea: A Terceira Dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário