quarta-feira, 9 de maio de 2018

Odivelas (Ferreira do Alentejo)


















Esta freguesia, juntamente com a freguesia de Torrão e Santa Margarida do Sado, fez parte do extinto concelho de Torrão, que em 1801 tinha 2413 habitantes e pertencia à então Comarca de Setúbal, na província da Estremadura. 
Nesta altura a freguesia tinha 185 residentes.Em 1849, este concelho Torranense já estava desagregado, com as freguesias de Odivelas e Torrão a serem integradas no concelho de Alvito, no distrito de Beja, pertencente à província do Alentejo.
No mesmo distrito, o então concelho de Ferreira (do Alentejo) acolhia a freguesia de Santa Margarida do Sado. Neste ponto foram contabilizados 233 habitantes na freguesia de Odivelas.
Fez ainda parte do concelho de Alcácer do Sal, antes de integrar o de Ferreira do Alentejo...
É nesta freguesia que podemos admirar e usufruir da Barragem de Odivelas.Esta estrutura foi inaugurada em 1972, sobre o leito da Ribeira de Odivelas (inserida na Bacia Hidriográfica do Sado ) e é uma das seis maiores Barragens do Baixo Alentejo.
Este é um dos lugares mais populares da região e riquíssimo a nível de fauna e flora.
Este é ainda um local ideal para a prática de desportos náuticos, como por exemplo a natação, o windsurf, o velejo e a pesca. Entretanto, este espaço apenas tem aberto durante o Verão, o seu espaço de snack-bar, tendo no entanto, durante todo o ano ao dispor dos visitantes, infraestruturas necessárias para a realização de churrascos ou simplesmente um pic-nic,observando a natureza.
Um lugar a ter em conta para fazer uma visita.

Texto da autoria o nosso compadre José Pessoa.
Fotos retiradas da Internet e trabalhadas pelo nosso compadre José Pessoa.
Autoria da foto aérea:  A Terceira Dimensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário