sábado, 2 de junho de 2018

Granja (Mourão)
















Hoje estamos no Alto Alentejo, no concelho de Mourão e vamos visitar a Freguesia de Granja. Esta aldeia do concelho de Mourão faz fronteira com Espanha e tem como povoações vizinhas a Amareleja a sul e Mourão a norte. É actualmente uma das aldeias ribeirinhas do Alqueva, ficando junto a um dos braços da barragem, a ribeira de Alcarrache.
Entre o património de Granja salienta-se a Igreja Matriz que sobressai das restantes casas da aldeia. Construida no século XVI, de planta rectangular e nave ampla, possui no seu interior pinturas de grande interesse.
Salienta-se também a Igreja da Misericórdia no centro da localidade.
Em termos históricos pouco se sabe sobre a história desta freguesia, em grande parte devido ás constantes pilhagens pelos Espanhóis durante a guerra da Restauração.
No entanto existem referências desde o século XIII de uma Granja do Hospital, administrada pela Ordem religiosa dos Freires do Hospital.
Os Romanos e os Árabes também habitaram esta região, tendo deixado como legado as pontes sobre os rios Alcarrache e Goldelim, bem como várias chaminés Mouriscas.
No segundo fim de semana de Fevereiro realizam-se as festas em honra de S. Brás, padroeiro da freguesia.
Como freguesia rural, é na agricultura que se baseia a sua economia.
A sua gastronomia assenta na típica gastronomia Alentejana.
Um bonito lugar para visitar.

Texto da autoria do nosso compadre José Pessoa.
Fotos retiradas da NET e trabalhadas pelo nosso compadre José Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário