sábado, 9 de junho de 2018

São João dos Caldeireiros (Mértola)


















Hoje vamos visitar a Freguesia de São João dos Caldeireiros.
Esta freguesia ocupa uma área de 103,44 km2, tem uma população a rondar os 760 habitantes e engloba os aglomerados populacionais de São João dos Caldeireiros (sede de freguesia), Alvares, Corte Pão e Água, Ledo, Martinhanes, Monte Corvo, Monte Palma, Penilhas, Romeiras, Simões, Tacões, Vasco Rodrigues, Monte Costa, Quintâ da Caldeira, Água Santa da Herdade, Água Santa da Moura e Herdade de Santa Maria.
O Orago desta freguesia é São João Baptista e as suas festas anuais realizam-se no fim do mês de Junho.
Localizada em pleno coração do concelho de Mértola, onde uma mistura de paisagem rústica cria um ambiente relaxante, óptimo e genuíno, ideal para uma fuga no Alentejo.
Terra de antigos artesãos que lhe deram o nome, rica em vida natural, está rodeada por vastos horizontes, propícia para quem gosta da tipicidade e tranquilidade do Alentejo.
Basta subir até ao morro onde se encontra um velho moinho e o marco geodésico, a 179 metros de altitude e a paisagem que dali se pode contemplar é linda, de cortar a respiração.
A sua gastronomia é típica do Alentejo, com destaque para os pratos de porco preto e borrego, além das migas, ensopados e pratos de caça.
Um lugar que merece sem dúvida uma visita...

Texto da autoria do nosso compadre José Pessoa.
Fotos retiradas da Internet e trabalhadas pelo nosso compadre José Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário