domingo, 24 de junho de 2018

Museu da Lucerna (Castro Verde)


O Museu da Lucerna abriu no ano de 2004 e oferece-nos uma colecção única de Lucernas de época romana (Século I-III d.C.), descobertas em 1994, na localidade de Santa Bárbara dos Padrões. 
Os milhares de lucernas trazidos à luz do dia durante os trabalhos arqueológicos, permitiram preparar e agora mostrar ao público um conjunto único desses utensílios de iluminação, decorados com os mais diversos motivos. Desde cenas da vida quotidiana ao universo mitológico da Antiguidade, passando por representações de animais a simples objectos. 
O Museu, para além das exposições temáticas e temporárias que oferece ao visitante, pretende ser também um centro de estudo de Lucernas. Este é um projecto de parceria entre a Cortiçol - Cooperativa de Informação e Cultura de Castro Verde e o Município de Castro Verde.
Horário de abertura ao público
Terça a domingo: 10h00 - 12h30 e 14h00 - 17h30
Dias de Encerramento
Segunda-feira e Feriados
Dispõe de Visitas Guiadas
Morada
Largo Vitor Prazeres, Castro Verde
Tlf.: 286 327 414



A lucerna era a candeia de azeite usada pelos romanos para iluminar o espaço doméstico, sendo ao mesmo tempo objeto votivo, como hoje em dia fazemos nós os católicos com as velas, que iluminam e agradecem.

Castro Verde, no meio da planura alentejana, é uma região que há dois mil anos ocupava uma posição estratégica nas rotas comerciais romanas e não só. Foi também ponto estratégico para as civilizações das Idades dos Ferro e do Bronze que ocuparam esta região.

http://www.lisbonne-idee.pt/p4998-castro-verde-unico-museu-lucernas-mundo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário