quinta-feira, 2 de julho de 2020

A Taberna do Maravilha






A TABERNA DO MARAVILHA
Ao longo do tempo a definição de Taberna não tem variado muito, ainda assim, a qualificação que é dada a estes espaços comerciais e “sociais” tem tido muitas alterações.
Para certos grupos ou elites sociais, sobretudo de escalões mais ricos, ir à Tasca ou à Taberna é algo de inferior. No entanto, nos meios académicos a ida à Tasca faz parte da respectiva convivência social, não havendo aí qualquer discriminação ou distinção entre os diferentes grupos sociais.
Outra curiosidade tem a ver com o cruzamento que existe nas Tabernas entre estudantes, intelectuais e clientes habituais.
Lembro-me perfeitamente do meu tempo de estudante na universidade em Évora onde corríamos todas as Tasquinhas, era ali que encontrávamos os nossos amigos, homens e mulheres. Dos tintos do Manel dos Potes, das bijecas da Tendinha, dos abafados do Café Alentejo, das bifanas do Zé Manel e do Pernalonga, das gingas na UDP, dos bitoques do Comendinha e de muitas girafas bebidas noutras Tabernas, fazíamos uma verdadeira correria louca. No entanto, o espírito da amizade e da sã convivência fazia parte daqueles espaços. Que eu saiba, poucos foram os que não acabaram os seus cursos por frequentarem aqueles espaços e disputarem os bons penáltis com os verdadeiros campeões dos copos. Penso que esse espírito ainda se mantém.
Para além do referido ambiente académico, o preço dos copos e dos petiscos também era determinante para que as Tabernas estivessem sempre cheias.
Já agora, Taberna é também definida como sítio onde se vende vinho a retalho, também, como já foi referido, ser chamado de Tasca, ou da modernice Baiuca.
Em Alcáçovas existem muitas tabernas bastante interessantes. Uma delas é sem dúvida alguma a do Maravilha.
O Maravilha pode ser visto em vários tempos, sendo que o tempo é algo que não se contabiliza naquele lugar. O pai, o Sr. Maravilha, homem simples e de bom convívio, sempre soube lidar com os clientes duma forma muito especial. Para além dum sentido de humor fora do normal, sempre disposto a armar umas belas traquinices aos mais novos. Com ele é proibido estar distraído, senão é garantida uma “velhaquice” sem ninguém se aperceber.
O filho, que é quem explora actualmente a Taberna do Maravilha, sempre soube dar a devida continuidade àquele espaço. A verdade é que olhando para a mudança dos tempos, é preciso muita sabedoria para conseguir manter estes espaços vivos.
O próprio nome da taberna também é bastante sedutor. Um espaço comercial chamado Maravilha dá-nos a garantia de que, de certeza absoluta, é bastante diferente dos outros sítios.

A Taberna do Maravilha fica situada junto à rotunda do chocalho, bem à vista de todos os que por ali passam.
Para quem passa ali em viagem, aconselho a parar, comer um petisco e beber um copo. É claro, moderadamente.

António Costa da Silva
Um velho texto meu escrito a 5 de outubro de 2006 para o Blog Alcáçovas

Sem comentários:

Enviar um comentário