sexta-feira, 3 de julho de 2020

PR5- BJA Barragem do Pisão
















Percurso com cerca de 10 kms de extensão.
O percurso começa em Beringel, no Parque da Vila, localizado junto à barragem do Pisão. Todo o percurso decorre junto à margem da albufeira. ~
Logo a seguir passa-se à Fonte Santa, local onde está instalado o painel de interpretação. Aqui fica-se a conhecer um pouco mais sobre a avifauna que ocorre neste lugar, e, se se levar equipamento adequado, fazer uma observação mais atenta. Segue-se pelo canavial, um pouco mais à frente atravessar um pequeno curso de água. 
Continua-se entre o olival e a margem durante cerca de um quilómetro, segue-se uma zona de campos cultivados de cereais que alternam novamente com olival antigo, até uma zona de vegetação composta por zambujeiros e azinheiras, das poucas zonas com sombra em todo o trajecto. 
O principal atractivo deste percurso é a variedade de avifauna que aqui ocorre, característica de zonas ripícolas e aquáticas. Por isso uns bons binóculos ou um telescópio podem ser uma excelente companhia para quem gosta de fazer birdwatching. Aqui pode observar durante todo o ano, o pato-real, o galeirão-comum, o tartaranhão-ruivo-dos-paúis, entre outras. A negrinha, o mergulhão-de-pescoço-preto, a narceja-comum, o borrelho-pequeno-de-coleira, a felosa-das-figueiras ou a perna-vermelha-escuro, são outras espécies que também ocorrem nestas paragens nalgumas alturas do ano. 
Passa-se por de trás da mini hídrica da EDIA até uma zona onde se pode aproveitar para nova observação. Segue-se até ao paredão da barragem e continua-se pela margem ladeada de olival tradicional. 
A seguir passa-se próximo da Fonte Palhais, se fizer um pequeno desvio para a direita do percurso pode repousar um pouco na zona de merendas e aproveitar a sombra. 
É nesta zona que está identificada uma das importantíssimas descobertas arqueológicas do concelho, a necrópole de Palhais da 1ª Idade do Ferro. Muitos outros vestígios arqueológicos foram encontrados nesta zona. 
A entrada em Beringel faz-se pelo Largo da Igreja Matriz de Santo Estevão, que merece uma visita. 
Aproveitando a passagem por Beringel deixe-se guiar pelas ruas da vila e apreciar o património religioso e vernacular que fazem notar a importância que a vila teve ao longo dos tempos.
Pontos de Interesse: Beringel; Igreja Matriz de Santo Estevão; Calvário das Pedras Negras - Capela de Santa Maria Madalena; Olaria; Fauna; Geologia; Micro-Reserva Biologica dos Colmeais.

Texto: https://www.ccdr-a.gov.pt/alentejoape
Fotos da autoria do nosso compadre Rui Isidoro.

Sem comentários:

Enviar um comentário