sexta-feira, 17 de julho de 2020

Refrigerantes Fonte Santa




Estes Pirolitos foram produzidos em Alcáçovas nos idos anos 40, 50 e 60 do Séc. XX.
Na sua produção utilizou-se água da Fonte Santa,  nascente com propriedades termais situada a poucos quilómetros desta vila.

Embora muito degradada, ainda hoje existe essa fonte.
Durante muitas gerações, os Alcaçovenses vieram a este local em busca desta água milagrosa, pratica de que perdendo o vigor nos últimos anos...

FONTE ALEXIPHARMACA ANTIFEBRIL
Indicações:
Segundo os informantes só era utilizada para ingestão, por ser muito leve e ajudar a digestão; das qualidades antifebris apontadas por (Henriques 1725) não há memória.
O local da fonte está coberto de silvado e bastante arruinado.
Natureza:
Ao paladar é uma água suavemente mineralizada, bicarbonatada
Historial:
No Aquilégio é classificada como antifebril: “Está uma fonte a que chamam de santa, pelos prodigiosos efeitos que se experimentam na sua água: porque é de muito utilidade nas febres malignas, para as quais se vão buscar de Terras muy distantes...”
É citada pelo Padre Cardoso em “Memórias da vila de Alcáçovas”(1890), que comenta que “em 1653 passou a ser santa para chagas cancerosas”.
Segundo os informantes, há cerca de 40 anos que se perdeu o costume de ir a esta fonte. As festas que se faziam na Pascoela e no 15 de Agosto caíram em desuso, depois a nascente foi considerada propriedade da fábrica de refrigerantes “Fonte Santa”, que se abastecia desta água para a sua produção, o que afastou ainda mais a comunidade da sua utilização.

Sem comentários:

Enviar um comentário