domingo, 26 de julho de 2020

Dia dos Avós



O AVENTAL DA AVÓ
O primeiro fim do avental da avó foi proteger a roupa de baixo. Depois... serviu como luva para tirar a panela do fogão... Foi maravilhoso para secar as lágrimas dos netos e também para limpar as suas caras sujas. Do galinheiro, o avental foi usado para transportar os ovos e, às vezes, os pintainhos.
Quando os visitantes chegavam, o avental servia para proteger as crianças tímidas. Quando fazia frio, á avó servia-lhe de agasalho. Este velho avental era um fole agitado para avivar o lume da lareira.
Era nele que levava as batatas e a madeira seca para a cozinha. Da horta, servia como um cesto para muitos legumes: depois de apanhadas as ervilhas, era a vez de arrecadar nabos e couves.
E, pela chegada do Outono, usava-o para apanhar as maçãs caídas. Quando os visitantes apareciam, inesperadamente, era surpreendente ver quão rápido este velho avental podia limpar o pó. Quando era a hora da refeição, da varanda, a avó sacudia o avental e os homens, a trabalhar no campo, sabiam, imediatamente, que tinham que ir para a mesa. A avó também o usou para tirar a torta de maçã do forno e colocá-la na janela para arrefecer.
Passarão muitos anos até que alguma outra invenção ou objeto possa substituir este velho avental da minha Avó.
Em memória das nossas avós...
Tradução e adaptação livre de um texto, em Castelhano, em CITAS LITERÁRIAS.

Foto: Artur pastor

1 comentário: