quinta-feira, 23 de julho de 2020

PR6- BJA Pelos caminhos da Cal











Este percurso tem cerca de 7 kms de extensão.
Começa-se no largo da Igreja, em Trigaches, seguem-se as marcas do percurso até encontrar um moinho de vento que foi adaptado a casa de habitação, onde se vira à direita. 
Um pouco mais à frente encontra-se um moinho de bombagem de água ''tipo americano'' que, até há bem pouco tempo, aspirava a água das profundezas da terra com um pequeno sopro de vento. 
Pouco mais à frente faz-se uma curva apertada à direita, prossegue-se por terreno plano ladeado de campos cultivados. Mais à frente, depois de virar à esquerda, avista-se um olival centenário, continua-se até chegar à pedreira. 
As portas que outrora serviam de entrada foram substituídas por grandes blocos de pedras de mármore para evitar entradas indevidas, uma vez que, no presente, não está a ser feita extracção, embora a pedreira continue activa. 
Deve-se passar pela esquerda saltando por cima da pedra numa zona em que esta é mais baixa e entrar. Aqui pode-se desfrutar de uma paisagem surpreendente e quase inesperada. Para ter uma melhor perspectiva segue-se pela esquerda do poço, até ao ponto onde se pode observar longitudinalmente a pedreira. 
Fazer uma paragem para contemplar, fotografar ou apenas deixar-se estar. 
Ter especial cuidado neste percurso dentro da pedreira para não escorregar e cair, sobretudo se levar crianças! Não se pode mergulhar, nem nadar! 
Para retomar o percurso voltar à zona de entrada e seguir pelo mesmo troço, virando à direita para dentro do olival. 
Chega-se ao forno de cal, que foi desactivado na primeira década do séc. XXI. Aí pode-se obter mais informação, consultando o painel interpretativo. 
Seguir o caminho até ao canal, que transporta água da barragem de Albergaria dos Fusos para a do Pisão, e que faz parte do empreendimento de Alqueva, o maior lago artificial da Europa. 
Atravessa-se uma zona de pequenas quintas e mais à frente, já à entrada da aldeia, passa-se ao lavadouro público, que ainda hoje é utilizado pela população, e por uma pequena indústria transformadora de mármore, segue- se rua acima e chega-se ao ponto de partida.
Pontos de Interesse: Aldeia de Trigaches; Pedreiras de Trigaches; Forno de Cal.


Texto: https://www.ccdr-a.gov.pt/alentejoape
Fotos da autoria do nosso compadre Rui Isidoro

2 comentários:

  1. https://www.facebook.com/jo.f.ferro/media_set?set=a.10214709493276506&type=3&hc_location=ufi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo link para as suas fotos, compadre Ferro...

      Eliminar