terça-feira, 12 de novembro de 2013

Viana do Alentejo (Video Promocional)




Depois de ver este vídeo promocional de Viana do Alentejo, os compadres ainda resistem em vir cá fazer uma visita? 
Escondida no interior alentejano, situada entre Évora e Beja, Viana do Alentejo é um concelho onde o tempo passa com a calma de quem já viveu muito.
Com marcas da passagem dos romanos, esta vila cujo nome original denunciava a sua vizinhança geográfica – Viana a par d’Alvito – foi, desde sempre, um local de extraordinária importância na defesa estratégica do país. A não perder uma visita ao castelo, um dos mais singulares conjuntos fortificados do Gótico Final.
Rodeada por belas paisagens, Viana do Alentejo é também muito bonita pela riqueza e diversidade do seu património, que quase parece ser um mostruário de épocas e estilos. Aliás, o culto da Senhora d'Aires que durante séculos foi o motor de floridas romagens ao sul, contribuiu para que hoje seja uma montra da arte sacra aplicada à arquitectura dos monumentos desta região. A não perder ainda a visita à vila das Alcáçovas e ao seu Paço Real. Terra de doceiras, vê em Dezembro muitos visitantes demandarem à vila para participar na Mostra de Doçaria local.
De Viana do Alentejo, vale ainda a pena conhecer o artesanato típico da zona, dos quais se destacam os chocalhos e a olaria, feitos pelas mãos de quem domina os segredos que estas artes e ofícios guardam religiosamente há muitos anos. Existem, inclusive, circuitos e cursos de olaria abertos aos visitantes e turistas.
Viana do Alentejo, a apenas 27 km de Évora, é uma tradicional vila alentejana. A partir do centro da povoação, a Praça da República, onde se situam os Antigos Paços do Concelho, podem apreciar-se edifícios seiscentistas e inclusivamente uma fonte de inspiração renascentista datada do século XVIII. Outro ponto de interesse da vila é um Convento do século XVI, onde coabitavam freiras da regra franciscana. Já no século XIX o edifício acolheu, segundo a Câmara, a primeira creche criada no país. Antes de abandonar a vila há que descobrir os seus segredos gastronómicos. E porque não começar por uns "Amores de Viana”?

A não perder:
  • Castelo de Viana do Alentejo (séc. XIV)
  • Igreja Matriz (não deixe de apreciar os seus vitrais)
  • Ermida de São Sebastião
  • Ruínas do Convento de Jesus
  • Santuário de Nossa Senhora de Aires (séc. XVIII)
  • Convento da Esperança (séc. XVI)
  • Évora (Cidade Património Mundial) a 27 km

Texto copiado do site : http://www.herdadedasamarra.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário