sábado, 24 de outubro de 2015

Trident Juncture 2015












Trident Juncture 2015
O LIVEX do maior exercício da história recente da NATO tem início no dia 21 de outubro, a partir de três nações hospedeiras: Portugal, Itália e Espanha. No território nacional, o Trident Juncture 2015 (TJ15) decorre nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal, com a presença de cerca de 13 mil militares no terreno, de 14 países da Aliança.
Até ao dia 06 de novembro, meios da Força Aérea, da Marinha e do Exército nacionais (perto de três mil homens) vão estar envolvidos no treino tático e na certificação de diversas unidades militares, bem como no treino dos Comandos de Componente da NATO RESPONSE FORCE 2016. O objetivo principal do exercício é demonstrar a capacidade da NATO em planear, gerar, preparar, projetar e sustentar forças e meios atribuídos.
As componentes Aérea, Terrestre, Marítima e de Operações Especiais de diversos Quartéis-generais NATO vão trabalhar de forma articulada, a partir de várias localizações, num ambiente complexo e desafiante.
Só na Base Aérea N.º11, em Beja, a Força Aérea Portuguesa terá destacadas seis (6) aeronaves F-16, um (1) P-3C CUP+ e um (1) EH-101 Merlin, ao lado de mais de 30 aeronaves internacionais, de nove países.
Várias organizações internacionais, agências de auxílio e organizações não-governamentais participam também no exercício, comprovando o compromisso e a contribuição da NATO para uma abordagem abrangente no âmbito da segurança internacional.

Informação retirada do site da Força Aérea Portuguesa.