quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Portalegre








Portalegre

Entre as vastas planícies douradas do Alentejo encontra-se o pacato distrito de Portalegre, um sereno destino do interior repleto de arquitectura barroca, colossais castelos medievais e intrigantes locais com vestígios megalíticos. 

Partilhando a sua localização com a imponente Serra de São Mamede, entre Portugal e Espanha, este bucólico distrito impõe-se com a sua paisagem singular formada pelos campos ondulados da sub-região do Alto Alentejo e pelas florestas densas e luxuriantes que caracterizam o norte do país.

Graças a esta posição estratégica junto à fronteira espanhola, Portalegre foi um ponto crucial na defesa nacional durante a Idade Média, tornando-se num dos distritos historicamente mais aclamados de Portugal. Além disso, sabe-se que Portalegre já era habitado muito tempo antes da época medieval e evoca a memória do património primitivo com os seus inúmeros vestígios romanos e monumentos pré-históricos.

Visite Portalegre e as suas sinuosas ruas calcetadas, que o conduzirão às principais atracções; dos edifícios de inspiração barroca aos requintados museus, dos fabulosos exemplos de arquitectura religiosa aos magníficos fragmentos das muralhas medievais.

A uma curta caminhada da Praça da República, o centro histórico da cidade, poderá admirar as varandas de ferro forjado que adornam o Palácio Amarelo, bem como os tradicionais azulejos azuis e brancos que decoram a escadaria de granito do elegante Palácio Achaioli. Entre no famoso Convento de São Bernardo e contemple o delicado túmulo do seu fundador, aprecie a colecção de pinturas maneiristas na bela Sé Catedral de Portalegre e fique a conhecer a espantosa tradição do distrito na área das tapeçarias no Museu da Tapeçaria Guy Fino. A colecção de arte sacra em exibição na Casa Museu José Régio é outra sugestão digna de visita. 

Mergulhe no passado medieval do Alentejo e visite a imponente vila amuralhada do Marvão, que acolhe um dos castelos mais históricos de Portugal. Nas redondezas desta vila secular encontram-se impressionantes vestígios romanos, uma atracção fascinante que encantará os viajantes mais curiosos. A bucólica vila de Castelo de Vide é tida como uma das zonas mais românticas do Alentejo e é essencialmente visitada pela sua Judiaria – uma zona cativante onde poderá visitar a sinagoga mais antiga do país, edifícios de inspiração gótica e ruelas históricas.
A emblemática cidade fortaleza de Elvas é conhecida pelo seu imponente aqueduto, pelo grandioso castelo do século XIII e pela excelente selecção de museus. Famosa pelo seu queijo delicioso e pelo artesanato, a pitoresca vila de Nisa representa a tranquilidade e a beleza natural do distrito de Portalegre, com as suas esplêndidas termas e barragens nas proximidades – alguns dos locais mais fascinantes de todo o Alentejo.

Texto copiado do Site: http://www.portugal-live.net/