quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Castelo de Terena







Os dados conhecidos não permitem situar no tempo, a construção do castelo de Terena, se por um lado a povoação já existia no reinado de D. Afonso III, que lhe concedeu foral em 1262, as referências a esta construção, só aparecem no reinado de D. Fernando, em 1380.

No reinado de D. João I, no início do século XV, terão sido feitas obras de modernização, mas há quem considere que terá sido este rei, o responsável pela sua edificação, com a sua entrega à Ordem de Avis.

No reinado de D. Manuel I, no século XVI, é remodelada a Torre de Menagem e construído o paço de alcaides. O terramoto de 1755, abalou bastante as suas estruturas, mas só no século XX, foi objecto de intervenções.

Está classificado como Monumento Nacional, passou para a responsabilidade do IPPAR em 1980, a partir do que se têm vindo a fazer intervenções, nomeadamente de reconstrução do interior da Torre de Menagem.

O castelo tem dimensões reduzidas, possui quatro torres de forma circular e a Torre de Menagem é dividida internamente por dois pavimentos.

Texto copiado do site: https://www.guiadacidade.pt
Fotos da autoria do nosso compadre e amigo Flamino Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário