sábado, 8 de junho de 2013

Pedestrianismo em Viana do Alentejo







Tornou-se vulgar, nos últimos tempos, depararmo-nos com grupos de caminhantes de mochila ás costas e máquina fotográfica pronta a disparar.

Estes Pedestrianistas, pessoas que gostam de caminhar ao ar livre, vêm visitar o nosso Concelho porque temos para lhes oferecer além de ar puro, um imenso património histórico, natural e cultural, excelente gastronomia e artesanato, unidades de Turismo Rural excepcionais e, sobretudo, a hospitalidade que nos caracteriza como Alentejanos.

O Concelho de Viana do Alentejo tem, no seu território, paisagens soberbas e variadas, desde as planícies de Montado, as Serras do Anel e de S. Vicente, as inúmeras barragens de regadio que salpicam os nossos campos, as ribeiras e cursos de águas sazonais, as margens da albufeira de Pego do Altar.

Os Doces Conventuais de Alcáçovas, a Olaria típica de Viana, a Arte Chocalheira, os grupos de Cante, os variados monumentos e museus, as ruínas de antigos montes e fornos de carvão e, porque não, a fauna e flora típicas do montado alentejano, constituem uma importante mais-valia para atrair caminhantes ao nosso Concelho, porque, quando se propõe caminhar nos nossos trilhos, o visitante quer conhecer e saborear o nosso Alentejo e, ao abalar satisfeito, vai inevitavelmente fazer publicidade positiva junto dos seus familiares, amigos e, em muitos casos, divulga as suas fotos em sites e blogs da sua preferência.

O Pedestrianista rege-se pelo lema “ Não deixes mais que pegadas, leva apenas boas recordações!”.

Ao percorrermos as ruas caiadas ou os caminhos velhos, estamos a ajudar a dignificar, valorizar e dinamizar as aldeias e vilas alentejanas, promovendo a economia local com uma forma de turismo não agressivo e eco-sustentável…

Em Viana do Alentejo, Alcáçovas e Aguiar, vamos pelo bom caminho!...

Fotos retiradas do site www.caminharemportugal.com e alusivas á primeira caminhada CAOS Alcáçovas (17ABR11)