sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Comemorações do 116º Aniv do Concelho de Viana do Alentejo



Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo vai proceder à entrega de medalhas de honra do Município a duas associações – “Os Amigos das Alcáçovas” – Associação de Defesa do Património e Clube Alentejano dos Desportos “Os Vianenses”, numa cerimónia marcada para as 15h, no Cine-teatro Vianense.

O programa das comemorações tem início dia 11 com a segunda Caminhada “Luis Filipe Martins Branco”, num total de 7,5 km, com partida marcada na Quinta da Joana, a partir das 9h30. As inscrições devem ser efetuadas até dia 8 de janeiro, no Balcão Municipal, em Viana do Alentejo e nas Bibliotecas de Aguiar e Alcáçovas. À noite, pelas 21h30, atua no Cineteatro Vianense, o Grupo Cénico da SOIR – Joaquim António d’Aguiar, com a peça de teatro “Noite de Comédias”.

Em termos desportivos o domingo fica marcado pelo II Raid BTT Aguiar, com partida marcada para as 9h00, no Largo 25 de abril, numa organização do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar com o apoio do Galopar & Pedalar – Clube BTT de Aguiar, Câmara de Viana do Alentejo e Junta de Freguesia de Aguiar. À noite, pelas 21h30, o Cineteatro Vianense, volta a abrir as portas para acolher o espetáculo musical “Rui Veloso – As Canções de todas as gerações”, pela CulArtes.

Recorde-se que foi, precisamente, a 13 de Janeiro de 1898 que um movimento de âmbito nacional, encetado por António Isidoro de Sousa, restaurou o Concelho de Viana do Alentejo, que tinha sido extinto em 1895, pela reforma administrativa de João Franco, e integrado no Concelho de Évora.

António Isidoro de Sousa figura maior da história de Viana do Alentejo e um dos mais destacados reformistas do País do seu tempo foi, depois dessa data, Presidente da Câmara Municipal deste concelho.

Retirado do: http://www.cm-vianadoalentejo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário