quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ano Novo, Vida Nova...




Em Abril de 2011, quando eu e o Nuno Grave arrancámos com este Projeto sem fins lucrativos, nunca pensámos ter tanto êxito nesta nossa aposta:
O Projeto Alcáçovas Outdoor Trails  baseia-se no pressuposto que organizando caminhadas gratuitas no nosso concelho e arredores, poderiamos atrair visitantes ao Alentejo Central e que desta forma conseguiriamos proteger o património material e imaterial das nossas pequenas aldeias e vilas através da sua divulgação, dignificando deste modo as populações e as suas tradições e incentivando o comércio local.
Inicialmente, fomos um projeto de cariz independente de qualquer instituição, mas desde Junho de 2013 juntámo-nos á Associação dos Amigos de Alcáçovas, constituindo a sua Secção Outdoor, tendo em vista uma optimização de recursos entre o nosso Projeto e aquela Associação.
Neste momento, as caminhadas gratuitas são apenas a parte visivel deste dinamismo: através do nosso grupo https://www.facebook.com/#!/groups/185425694895955/  e da nossa página no Facebook https://www.facebook.com/#!/AlcacovasOutdoorTrails, conseguimos levar o nome de Alcáçovas, Viana do Alentejo, Aguiar, Torrão, S. Bartolomeu do Outeiro, Escoural e outras aldeias e vilas a milhares de pessoas em todo o Mundo.
Através do nosso blog, http://omelhoralentejodomundo.blogspot.pt/, as tradições, os costumes, os negócios locais, os artesãos menos conhecidos, os outros blogs alentejanos e as fotos de todo este Alentejo maravilhoso são vistas e lidas por muita gente, em dezenas de países...
Através da nossa parceria com o site pedestrianista www.caminharemportugal.com, os nossos eventos são visualizados por um público que adora caminhar e conhecer todos os recantos deste encantador país á beira-mar plantado.
E através do site especializado em percursos  www.wikiloc.com, os nossos trilhos pedestres ou em BTT  são disponibilizados de forma gratuita a qualquer pessoa que se disponha a visitar-nos:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?name=Alc%C3%A1%C3%A7ovas+Outdoor+Trails&id=361376
Ao longo de 2013, a nossa colaboração com a revista digital www.passear.com, permitiu uma enorme publicidade ao nosso concelho e, a cada caminhada que fizemos, ficámos com mais amigos, mais gente disposta a, por vezes, conduzir umas centenas de quilómetros só para caminhar e conviver conosco.
E trabalhámos em equipa com um Projeto semelhante ao nosso, o Projeto Raia-Alentejana, de Aldeia da Venda (Alandroal), divulgando as suas fotos e participando nos passeios e caminhadas realizadas pelo Luis Lobato Faria e pela Eunice Gomes, seus dinamizadores...
Entretanto, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas têm-nos apoiado incondicionalmente, seja na disponibilização de folhetos turisticos, seja na oferta de brindes aos participantes dos nossos eventos.
E já temos empresários locais a colaborar com o nosso Projeto: É o caso da Casa Maria Vitória, doçaria real Alentejana e a Confeitaria Margarida Ilhéu, que nos oferecem miniaturas dos seus bolinhos secos que tão bem sabem no inicio das nossas caminhadas.
Existem já restaurantes que nos fazem preços e ementas especiais para o nosso grupo: o "Paço Real", em Alcáçovas, o "Besugo", no Torrão e a "Fonte" e o "Três Bicas", em Viana do Alentejo...
Mas precisamos ainda de mais apoios e parceiros para nos mantermos activos, pois embora seja sem fins lucrativos e voluntária, existem custos inerentes a esta actividade e a "carolice" dos dinamizadores não é suficiente...
Agora,  cabe aos restantes empresários locais e aos poderes autarquicos ponderarem até que ponto este Projeto merece ser apoiado. Nós estamos abertos a parcerias que sejam úteis, de modo a que ambos os lados tenham mais-valias e que todos os agentes económicos do nosso Concelho e arredores continuem a contar com este dinamismo e visibilidade...
Em 2014 continuaremos a desvendar os segredos bem guardados deste Alentejo que é o melhor do Mundo, porque é único e impossivel de imitar...

Um Grande Bem-Hajam a todos quantos, de várias formas, nos têm apoiado...