quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Raid Pedestre entre Vimieiro e Évora-Monte








Raid Pedestre efectuado em Dezembro de 2013, entre o Vimieiro (Arraiolos) e Évora-Monte.
Intervenientes: Florbela Vitorino, Susana Valido, Paulo Fanha, Nuno Lacerda, Luis Rocha, José Travassos e António Maria Soares.

Vimieiro é uma freguesia portuguesa do concelho de Arraiolos, com 252,56 km² de área e 1 589 habitantes. Densidade: 6,3 hab/km². Constituída pelas povoações de Bardeira, Venda do Duque e a vila de Vimieiro. Foi sede de concelho entre 1257 e 1855.


Situada na estrada que liga Évora a Estremoz e pertencendo a este último concelho, a povoação de Évoramonte desenvolve-se em torno de um cabeço com 500 m de altitude que corresponde ao extremo poente da Serra de Ossa. Foi no topo dessa elevação que foi construído o castelo, bem visível para quem se aproxima da aldeia e um motivo de interesse imperdível. De planta triangular, o amuralhamento tem diversas portas. A Porta do Freixo, virada a sul é aquela que o viajante vindo de Évora primeiro distingue. A Porta do Sol ou da Vila, está virada na direcção contrária. Depois do terramoto de 1531, D Jaime, duque de Bragança, mandou reconstruir o castelo e o povoado. Resultou uma fortificação que reflecte a transição da arquitectura militar medieval para a da renascença, com três andares e planta quadrangular, reforçada em cada vértice por torres cilíndricas adaptadas ao uso da artilharia. Lá do alto, obtém-se ampla vista sobre as muralhas de Estremoz (para norte) e o imponente volume da Serra de Ossa (a leste e nordeste) . Évoramonte está integrada na Rede Europeia de Aldeias Turísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário