sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sociedade União Alcaçovense - 1885


PADRE JOAQUIM PEDRO d' ALCÂNTARA

Rev. Padre Reitor Joaquim Pedro d' Alcântara
Faleceu em 1911.
Pároco zeloso na Vila de Alcáçovas durante os anos de 1885 e 1911, embora não sendo natural desta Vila.
Respeitado por toda a população em compensação do carinho e do bem que aos mais pobres dedicava.
A ele se deve a construção da antiga casa paroquial, junto à Igreja Matriz onde mais tarde veio a falecer. Foi também fundador e membro da 1ª direcção da Sociedade União Alcaçovense.
Foi feita a trasladação dos seus restos mortais na segunda metade do séc. XX, no tempo do então pároco José Maria Delgado, do recinto lateral à Igreja Matriz para o cemitério da vila onde se encontra actualmente sepultado em campa, nº 14, talhão 2.

Em finais de 1884, ano de grandes rivalidades entre as bandas de música dos nalgueiros e dos pés frescos, nomes ilustres da Vila de Alcáçovas chegam a um entendimento para se colocar um ponto final quanto às desavenças que existiam entre as duas filarmónicas. O Padre Joaquim Pedro d' Alcântara, será um dos responsáveis pela unificação das bandas filarmónicas e na sequência de tal acontecimento, será também fundada no dia 20 de Janeiro de 1885 a Sociedade União Alcaçovense.



1º Livro de Actas da SUA

1885 – Sociedade União Alcaçovense; Actas das Sessões da Direcção

Fl. 1
Alcantara


Dou commissão a Joaquim Pedro d´Alcantara Secretario da commissão installadora da Sociedade União Alcaçovense para numerar, rubricar, abrir termos d´abertura e encerramento no presente livro que servirá para se lançarem as actas das Sessões da Direcção da mesma Sociedade, bem como em todos os mais livros que necessários sejam para o serviço da mesma-
Alcáçovas 2 de Julho de 1885 e cinco.

O Presidente da Comissão Installadora
Manoel  Estanislao Fragoso


Em virtude da autorização concedida pelo Ex.mo Presidente da Commisão installadora da Sociedade União Alcaçovense numerei e rubriquei o presente livros que servirá para n´elle se lançarem as actas das sessões da Direcção da mesma – leva o termo de encerramento = Alcáçovas 2 de Julho de 1885 e cinco.
  

O Secretario
Joaquim Pedro d´Alcantara


________________

Durante algum tempo a colectividade será gerida por uma comissão instaladora, liderada por Manuel Estanislau Fragoso e no dia 2 de Julho de 1885 após instalação dos corpos directivos, é lavrada a primeira acta de uma casa que já atravessou gerações de alcaçovenses e irá por certo continuar, assim os alcaçovenses o queiram.







Sem comentários:

Enviar um comentário