segunda-feira, 17 de março de 2014

A aldeia miniatura do Sássá. ( S. Bartolomeu do Outeiro)

Aldeia dos Pequeninos - São Bartolomeu do Outeiro
O Alentejo é rico em património histórico e paisagístico, parte dele - felizmente pouco -  ainda pouco divulgado, nomeadamente a " Aldeia dos Pequeninos" em São Bartolomeu do Outeiro ( Portel), autêntica relíquia elaborada pelo falecido Abílio Veiga " O Sassá", em 1980.


O sr. Sássá foi um antigo presidente da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu do Outeiro, a aldeia-miradouro do concelho de Portel. Este homem, já falecido, gostava tanto da sua terra que, um dia, teve uma ideia genial: porque não fazer, aos poucos, uma aldeia miniatura num espaço abandonado no centro da sua terra?
E quando o Homem sonha, o Mundo pula e avança como bola colorida nas mãos de uma criança... (como nos diz o poema de António Gedeão "A Pedra Filosofal").
Assim, por volta de 1975/76, o sr. Sássá deitou mãos ao trabalho e conseguiu construir esta pequena maravilha que ainda hoje existe para ser admirada.
A propósito, " Sássá" foi a alcunha que lhe puseram porque ele andava sempre com um barrete enterrado na cabeça, á semelhança de um conhecido personagem de uma telenovela desses anos 70...

Sem comentários:

Enviar um comentário