terça-feira, 9 de setembro de 2014

Homenagem aos Ganhões...







Caros amigos (as),
Partilho convosco algumas imagens registadas em Aguiar, concelho de Viana do Alentejo, distrito de Évora, durante o evento designado por "III Almoço dos Ganhões", que teve a antecedê-lo uma caminhada para os interessados.
O evento gastronómico foi composto por 3 tipos de cozidos (cozido de grão, de feijão e de couve), condimentados com carnes de porco, borrego, frango e enchidos, tendo a sua confecção sido feita em panelas de barro, como se fazia nos "anos 50". As panelas dos trabalhadores eram colocadas junto das brasas dos lumes/fogueiras de madeira colhida nas herdades alentejanas, sobretudo de azinho e sobro, e os alimentos tinham uma cozedura lenta durante horas, ficando os alimentos bem apaladados, de fazer crescer água na boca.
Os ganhões eram os trabalhadores da lavoura nas herdades do Alentejo, indivíduos que viviam do seu trabalho, existindo um regionalismo que fala do homem que trabalha com uma junta de bois.
O evento foi organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e no repasto, feito em mais de 90 panelas, participaram 350 comensais.
Um abraço
Celestino Manuel
Fotos gentilmente cedidas por Celestino Manuel, Ana Dores e Paulo Caldeira.

1 comentário:

  1. mais que delícia de comida e que estilo delicioso, esta é a comida de antigamente,feita em panelas de barro,cozidas ao lume de chão lentamente,e finalmente quando é servida sorve-se as delícias dos aromas e perfumes dos deliciosos ingredientes cozinhados e sacia-se da fome o estômago tão gratamente.!

    ResponderEliminar