sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Feira do Montado - 2014


A Feira do Montado é o evento que mais visitantes atrai a Portel. A mostra de artesanato e de produtos regionais, a divulgação da actividade pecuária e a oferta gastronómica são sectores em destaque neste certame, com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro. A par destas iniciativas, o teatro, as actividades infantis e a animação musical marcam os dias e noites da Feira do Montado.
A Serra de Portel apresenta uma das maiores manchas de montado da região, ocupando este mais de metade da área florestal do concelho. 

A grande diversidade de recursos que oferece o montado, reflecte-se também na variedade de produtos que dele se obtêm. São os produtos florestais de grande valor como é particularmente o caso da cortiça; mas também a madeira, a lenha ou o carvão vegetal. São os produtos de carácter alimentar, como o mel ou os cogumelos; são ainda as actividades que o montado proporciona como a pecuária, a caça, ou o próprio turismo de natureza.

Atendendo ao potencial que o montado representa para o desenvolvimento da região, a Câmara Municipal de Portel criou em 2000 a Feira do Montado, que hoje constitui um importante espaço de valorização dos recursos que lhe estão associados, encarados numa perspectiva económica, ambiental, cultural e científica.

A mostra de artesanato e dos produtos regionais, a divulgação da actividade pecuária e a oferta gastronómica são sectores em destaque. Com a cortiça a ocupar um lugar cimeiro. 

Colóquios, conferências, apresentações de projectos sobre esta temática, ocupam um espaço relevante na feira, com a qualidade destes encontros a contribuir para a crescente internacionalização do evento. 

A par destas iniciativas, também as variadas formas de animação – teatro, actividades infantis, música popular, cante tradicional alentejano e concertos de grandes nomes da música nacional - marcam os dias e as noites da Feira do Montado, atraindo um público diversificado.

No final de Novembro todos os caminhos vão dar a Portel, a “Capital do Montado”
Visto em: http://www.cm-portel.pt



Sem comentários:

Enviar um comentário