terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Fantástica Serra d'Ossa (PR1-Borba)

A partir da Igreja de São Tiago de Rio de Moinhos descer e seguir pela estrada de São Gregório, seguindo as indicações Serra d Ossa. Fazer um pequeno desvio para visitar a Ermida e Aldeia de São Gregório e voltar ao caminho original. Seguir sempre pela estrada até cruzar a Ribeira de Lucefécit, após a qual esta vira à esquerda. Seguir pelo caminho de terra à direita e iniciar uma subida suave. Passados cerca de 500 metros desviar do caminho principal para um caminho menos visível à esquerda e continuar a subir, mantendo-se sempre à esquerda sem nunca desviar da vedação. Passar junto a uma pequena barragem encaixada no vale e seguir pelo trilho que passa ao lado das ruínas do Monte das Hortas. No final deste trilho há uma fonte e o caminho a tomar situa-se um pouco antes, à direita, por uma linha de água muito inclinada. Ao cimo, seguir pela direita até encontrar uma encruzilhada de vários caminhos, para seguir na direção norte. Dentro do eucaliptal seguir sempre a meia encosta por cerca de 2Km e no final virar à esquerda, invertendo a direção, para aceder, por um largo aceiro, ao marco geodésico Carneira. A partir deste local, seguir sempre pelo aceiro no topo da serra durante cerca de 3,5 Km, admirando a paisagem que vislumbra a seus pés. Descer com muito cuidado pelo primeiro aceiro à esquerda que dá acesso ao Monte da Defesa de Baixo. Virar à esquerda na estrada de terra batida, passar o Monte da Defesa de Cima e atingir a ponte da Ribeira de Lucefécit. A partir deste ponto seguir pela estrada de São Gregório em sentido inverso ao da vinda até atingir o ponto de partida.
Concelho:Borba
Extensão:17,3 Km
Duração:6 h 30 m
Dificuldade:Alta
Tipo de percurso:Circular
Sinalética:Percurso sinalizado
Tipo de piso:Caminhos rurais, com troços asfaltados e caminhos florestais em eucaliptal
Coordenadas (início do percurso):Lat. 38º46'16'' N Long. 7º30'11'' O

Características

Várias subidas exigentes e uma descida muito inclinada.
Nota - Este percurso integra o Guia TRANSALENTEJO (um conjunto de onze Percursos Pedestres estruturados na zona de influência do Lago Alqueva e do Rio Guadiana, nas zonas de proteção especial a nível dos estatutos de conservação da natureza), preparado editado pela ERT -Turismo do Alentejo.
Informação sobre o PR1 - http://www.visitalentejo.pt/pt/transalentejo/fantastica-serra-d-ossa/