terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Limão, o remédio natural para quase tudo...

Todos os quintais alentejanos minimamente dignos desse titulo têm, pelo menos, um limoeiro.
Fruta importada para a Peninsula Ibérica no tempo da ocupação Islâmica, o Limão é empregue nos temperos da nossa comida típica mediterrânica e possui muitas propriedades terapeuticas:

Basta espremer metade de um limão num copo grande de água morna. Agora, sim, alguns dos benefícios para a saúde:
1 - Reforçar a função imunológica
Os limões são ricos em vitamina C, muito útil no papel de apoio à função imunológica, podendo reduzir os riscos de infeções respiratórias. O ácido ascórbico (ou vitamina C) encontrado neste citrino tem também efeitos anti-inflamatórios, sendo utilizado como apoio suplementar para quem sofre de asma ou outros problemas respiratórios. Contêm ainda saponinas (glicosídeos do metabolismo secundário vegetal) que são ricas em propriedades antimicrobianas, protegendo da gripe. Por último, o ácido ascórbico auxilia a absorção do ferro pelo organismo.
2 - Desintoxicar o corpo
Embora o sabor do limão seja ácido, este fruto é de facto, um dos alimentos mais alcalinos. O ácido ascórbico e cítrico são facilmente metabolizados pelo corpo, ajudando a alcalinizar o sangue.
3. Ajudar na digestão
O limão é tradiconalmente usado como auxiliar da digestão. Pensado para purificar e estimular o fígado, o sumo de limão é tradicionalmente recomendado para suportar o ácido clorídrico no estômago, durante a digestão. A vitamina C tem estado associada à redução do risco de úlcera pética, causada pela bactéria Helicobacter Pylori.
4 - Purificar a pele
A vitamina C e todos os antioxidantes do limão combatem os danos colaterais na pele causados pela exposição aos raios UV, responsáveis por grande parte dos sintomas de envelhecimento. A ingestão de antioxidantes podem ajudar a compensar estes danos, minimizando as rugas. Além disso, o sumo de limão pode ser aplicado diretamente nas manchas e cicatrizes, a fim de regenerar a pele.
5 - Promover a cicatrização
O ácido ascórbico promove ainda a cicatrização das feridas e é um nutriente essencial para a manutenção de tecidos saudáveis, ossos e cartilagem. A vitamina C é ainda essencial na recuperação de lesões e no combate ao stress.
6 - Hidratar
Começar cada manhã com um copo de água morna e limão estimula a digestão durante todo o dia, e limpa o corpo de toxinas.
7 - Impulso de energia
O sumo de limão dá ao seu corpo energia extra, uma vez que influencia o processo digestivo, e ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão. Até mesmo apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso.
Texto e foto copiados do Blog: http://agricultoresdesofa.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário