quarta-feira, 6 de março de 2013

Exposição de Sacos do Pão


Reguengos de Monsaraz - Exposição de sacos do pão em pano para alterar maus hábitos

A partir de Abril e até Junho de 2013 estará patente na Casa das Avós, na aldeia alentejana de Motrinos, (Reguengos de Monsaraz) a mostra «O pão de cada dia». A iniciativa pretende sensibilizar a população para o uso dos tradicionais sacos do pão em pano e abandonar os plásticos.

Até 31 de Março na antiga escola primária de Motrinos, onde uma sala foi transformada na Casa das Avós, 15 senhoras com idades entre os 55 e os 80 anos irão produzir sacos do pão em pano. Estes estarão em exposição, a partir de Abril, na mostra «O pão de cada dia».

A organização convida todos quantos queiram participar na exposição a produzirem um saco do pão em pano (que será devolvido após a exposição) e entregarem-no na antiga escola até ao final de Março, às terças e quintas-feiras, entre as 10h00 e as 18h00.

A exposição surge «na expectativa de que a população altere os seus hábitos quando vai comprar pão e use o tradicional saco de pano, ao invés dos sacos de plástico, tão prejudiciais para o ambiente», adianta a autarquia de Reguengos de Monsaraz.

Trata-se de uma projecto que nasceu por vontade da população da aldeia de Motrinos como forma de combater o isolamento social mas também para manter vivas muitas tradições locais.

Recorde-se que esta é a segunda iniciativa do projecto. A primeira mostra, intitulada «Arte Comunitária», patente no final de 2012, apresentou mais de uma centena de artigos regionais alentejanos como as rendas, os bordados, as bonecas de pano ou os sacos para o louro e para os talheres, entre outros.

«O pão de cada dia» é uma exposição organizada pela Casa das Avós em parceria com o município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Monsaraz.

Fonte:  http://www.cafeportugal.net/pages/agenda_detalhe.aspx?id=5916

Sem comentários:

Enviar um comentário