sexta-feira, 1 de março de 2013

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo


Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os 150 quilómetros que ligam os dois municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.

Esta tradição, que celebra em 2013 a sua 13ª edição (depois de retomada em 2001), data do século passado e reconstituiu uma época em que os lavradores se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D'Aires, no mês de Setembro. Com os seus animais, realizavam o percurso pela antiga canada real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D'Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Após um interregno de mais de 70 anos, a tradição foi retomada há 12 anos, realizando-se sempre no último fim-de-semana do mês de Abril, aquando da Procissão de Nossa Senhora D'Aires.

A organização do evento realça que «apesar do carácter religioso que está na sua génese, nos dias de hoje, a Romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem».

Em 2013, a Romaria a Cavalo vai deixar a Moita a 24 de Abril pelas 9h00 prevendo chegar a Viana do Alentejo no dia 27 de Abril às 17h00.

Esta tradição é uma organização conjunta das câmaras municipais da Moita e de Viana do Alentejo, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário