terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cortejo de Oferendas em Alcáçovas (2004)


















Este cortejo realizou-se em 2004 e já não se realiza há muito tempo. O cortejo das Oferendas foi uma iniciativa das associações da nossa terra, nos anos de 2004 e de 2006 com o intuito de ajudar a Associação Terra Mãe.
Esta iniciativa consistia em que os habitantes e amigos da Vila de Alcáçovas ofereciam produtos agrícolas e bens necessários feitos em Alcáçovas e desfilavam orgulhosamente pelas ruas da vila, mostrando os trajes, os utensílios, o Cante e os produtos Alcaçovenses que tanto significam para a economia local.
Depois do desfile com música Tradicional, com os Grupos Corais, os Ranchos Folclóricos e também os grupos musicais, a divulgação dos produtos da terra e a demonstração dos trabalhos do campo, o cortejo terminava na "Gamita", onde actualmente se realiza a Feira do Chocalho e onde os bens oferecidos eram leiloados e o dinheiro angariado era para ajudar a Associação nos seus apoios a mães e filhos.
Este cortejo começou a realizar-se há muitos anos, por volta dos anos 40/50, teve um interregno,  mas em 2004 e 2006 voltou a realizar-se unindo toda a vila em torno deste ideal.
Um exemplo a repetir !...

Estas fotografias foram cedidas amavelmente pela nossa comadre Bela Mestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário