sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Do Japão para o Alentejo



Do Japão para o Alentejo
A jornada espiritual dos 4 samurais japoneses na "Callipole" de quinhentos
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 97
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789896976705
Coleção: Ecos da História

O Paço dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, foi um dos lugares visitados por quatro jovens vindos do Japão no século XVI. Se só por si esta notícia teria tido impacto pelo momento em que ocorreu e por constituir um encontro multicultural no contexto nacional, assume uma outra dimensão, tendo em conta as motivações que estiveram na origem deste facto.

Convertidos ao Cristianismo, os nobres japoneses faziam parte de uma delegação que se dirigia a Roma, para prestar homenagem ao Papa, e que visitou os mais importantes centros de decisão na Europa deste período, entre os anos de 1582 e 1586.

Nesse sentido, a visita a Vila Viçosa assumiu contornos bastante importantes, na medida em que, segundo algumas possíveis interpretações, não se tratou somente de uma visita de cortesia.

Como a investigação veio a demonstrar, tornaram-se mais claros os objectivos decorrentes da visita à corte de D.Teodósio II por parte dos embaixadores japoneses, mas também em relação aos interesses políticos do Ducado de Bragança, no que concerne a este facto.

Dia 17AGO13, ás 18H30, o autor vai estar presente no Paço dos Henriques (Alcáçovas), com a finalidade de apresentar a sua obra e autografar exemplares do livro.
Evento organizado pela Associação dos Amigos de Alcáçovas.

Sem comentários:

Enviar um comentário