sábado, 17 de agosto de 2013

Nossa Senhora da Assumpção do Benalvergue

 








Nossa Senhora da Assumpção do Benalvergue (Bomalbergue)

A povoação de Oriola, hoje aldeia do Concelho de Portel, foi Vila e sede de Concelho até 1836.


Em 1282 recebeu foral dado por D. Dinis, e ampliado em 1516 por D.Manuel I.

Possuía este Concelho duas paróquias: a de Nossa Senhora da Assumpção do Bomalbergue, à volta da qual se desenvolveu a primeira povoação, e a de S. Bartolomeu do Outeiro ou Oriola de Cima.
A importância da Vila de Oriola pode ter raízes no período Romano já que, na sua área, se encontram vestígios da ocupação romana e Pinho Leal explica a sua origem toponímica como derivação de Auréola ou Aurea Ora (zona de minas de ouro).

A Igreja Matriz de orago a Nossa Senhora da Assumpção, localizada fora da povoação, na Herdade das Torres, antigamente chamada Herdade das Represas, já existia em 1270. Da feição medieval do templete nada resta, já que foi totalmente reconstruída no Sec: XVI.

A Vila de Oriola, como sede de Concelho, possuía Paço de Audiências, instalações hoje ocupadas pela Junta de Freguesia, e celeiro comum.

Possuí ainda esta povoação a Ermida de S. Lourenço situada na rua do mesmo nome.

Fotos gentilmente cedidas pelo compadre João Ferro e tiradas no Passeio realizado em 20-JUL-2013, organizado pela Câmara Municipal de Portel, no âmbito do programa "Passeios por Cá", com a participação de Paulo Lima (antropólogo) e Ana Pagará (historiadora de arte).

Sem comentários:

Enviar um comentário