sábado, 14 de dezembro de 2013

Castelo de Mértola




Ocupando o local de antigas construções romanas e de um pequeno bairro fortificado de época islâmica, o castelo domina todo o povoado e serve de referência ao fragor de antigas batalhas, à memória de outros feitos.
A torre de menagem, ainda imponente no seu formidável volume, assinala a época em que Mértola foi durante um século, a sede nacional da Ordem de Santiago. Na sala de armas coberta por uma abobada de cruzaria de ogivas, estão reunidos alguns elementos arquitectónicos recolhidos na vila e nos arredores e atribuíveis a um período de transição entre o séculos VI e IX, uma época dominada pelas formas decorativas ao gosto visigótico.
Esta mostra, além de um catálogo temático, possui um painel didáctico referindo a implantação topográfica dos objectos expostos.
Numa sala superior, recentemente recuperada, está prevista a montagem de um outro programa expositivo dedicado à história da própria fortaleza.
No recinto do castelo, cujas muralhas foram recentemente consolidadas, o acesso está actualmente condicionado por obras de reabilitação. Em breve ficará disponível um outro espaço para exposições temporárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário