quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Raia Alentejana





A Raia Alentejana é a fronteira entre Portugal e Espanha nos Distritos de Portalegre, Évora e Beja. Consideramos os seguintes Concelhos como fazendo parte da Raia Alentejana: Nisa, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Arronches, Campo Maior, Elvas, Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Redondo, Mourão, Barrancos, Moura, Serpa e Mértola.
    É uma área geograficamente muito variada, logo a escolha destes Concelhos não é fechada e estará sempre aberta a discussão.   
    Segundo os Censos de 2011 existem na Raia Alentejana 155 816 habitantes distribuídos por 8 157 Km2. A densidade populacional de Portugal é de 114 habitantes por km2, aqui existem 19 habitantes por km2, o que significa 1.5% da população num território que representa 8.8% do país. Pouca gente povoando um território imenso, gerações de lutadores defendendo a fronteira de Portugal.
    A Raia é a fronteira entre Portugal e Espanha, mas é muito mais, é História e histórias, é gente e costumes herdados de gerações, é de uma beleza natural extraordinária. 
   Longe das grandes cidades ficou um património intocado, vestígios de povoados pré-históricos e dos seus monumentos em pedra, fortificações e templos dos vários povos que conquistaram e defenderam estas terras a que chamaram suas, Celtas, Iberos, Romanos, Germânicos, Islâmicos, Castelhanos e agora Portugueses.  
   Da mistura de todos os que por aqui ficaram resulta uma identidade cultural única que é mantida pelo povo da Raia, nos seus costumes e tradições, no seu artesanato e gastronomia, na arquitectura e no falar, mas principalmente na sua relação com a terra.   
   Para as gentes da Raia a família, os vizinhos e a terra são o mais importante. Os ritmos são os do campo, das estações, do semear e de colher. Todos têm a sua horta e os seus animais, sempre dispostos a ajudar, a dar uma couve, umas laranjas ou um dedo de conversa.





Fotos de Luis Lobato de Faria e Sara Jaques.
Texto de Luis Lobato de Faria.

Sem comentários:

Enviar um comentário