domingo, 1 de novembro de 2015

Basílica Real de Castro Verde






  • Erigida sobre a antiga matriz de Castro Verde, a Basílica Real de Nossa Senhora da Conceição data dos inícios do século XVIII (provavelmente a construção foi iniciada em 1713 e em 1718 ainda se encontrava em construção) e tem a sua existência associada ao discurso de glorificação da lenda da Batalha de Ourique, inscrita, desde há muito tempo, no imaginário português e na matriz histórica da nossa realeza. D. João V corporizou e traduziu esse espírito no favorecimento que deu à obra; no título de Basílica Real atribuído à nova matriz e nas mais diversas encomendas régias com que enriqueceu e valorizou o seu recheio.
    A escala do edifício, a proteção da coroa à sua construção e as afinidades que revela com outras igrejas da época sustentam a hipótese da sua traça se dever a João Antunes, arquiteto régio e das três ordens militares. Estando ou não a matriz de Castro Verde ligada a este nome maior da arquitetura barroca portuguesa (se o projeto, porventura, foi seu, então não pôde acompanhar a sua execução, dado que faleceu em 1712), trata-se de uma obra grandiosa, de fachada robusta, compartimentada, com alçado dominado pela presença de duas torres sineiras, composição que contrasta com o espaço interior, elegante, de uma só nave, na qual se exibe, preenchendo as superfícies parietais, um conjunto notável de painéis Joaninos historiados de exaltação da Batalha de Ourique e um magnífico altar-mor de talha dourada, da mesma época (a riqueza patrimonial da matriz Joanina, nos dias de hoje, encontra-se, contudo, algo diminuída, dado o extravio, entretanto verificado, de parte do seu recheio original: órgão altares laterais, alfaias, relicários, etc.).
    Horário: 
    De abril  a outubro: 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
    De novembro a março: 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

    Encerra:
    1 de Janeiro
    Sexta-feira Santa
    Domingo de Páscoa
    1 de Maio
    Segundo Domingo de Maio (Festa de S. Miguel)
    25 de Dezembro
    Missa:
    Domingos às 11h30
    *Sendo a Basílica Real de Castro Verde um templo aberto ao culto pode haver, ocasionalmente, outras cerimónias religiosas.

    Dispõe de Visitas Guiadas:
    Basílica Real - Grátis;
    Basílica Real e Tesouro - 1€ 

    Morada
    Basílica Real de Castro Verde
    Praça do Município
    7780 Castro Verde
    Telefone: 286 328 550














































Fotos gentilmente cedidas pelo nosso compadre e amigo Henrique Carvalho.